TOURISM

[TOURISM] [threecolumns]

HISTORY

[HISTORY] [twocolumns]

CULTURE

[CULTURE] [threecolumns]

Food and Drink

[Food & Drink] [twocolumns]

ATUALIDADES-NOWADAYS

[ATUALIDADES-NOWADAYS] [threecolumns]

SUMMARIES

[SUMMARIES] [bleft]

Christmas Pudding

Oi Gente: a leitora do blog Nívea contou como é feito o Christmas Pudding em sua família, é uma bela tradição!! Vou colar aqui o texto dela, vejam que interessante!!!!


"Na minha sogra, onde eu passo o Natal aqui, a gente faz o Christmas Pudding, uma receita de família bem antiga mas muito fácil. Ele é feito lá para Setembro/Outubro porque precisa pegar o gosto das frutas. Todo mundo mexe a massa e faz um pedido. É a sobremesa da ceia do dia 25, e servido pegando fogo (é só acender que ele queima, por causa do alcool) e com muito creme. Hoje eu passo bem sem panetone, mas não parece Natal sem Christmas Pudding. Minha sogra até fez um para levarmos quando passamos Natal no Brasil dois anos atrás. "


Obrigada pela contribuição Nívea!!


Em toda minha vida passei apenas um único Natal fora de casa, quando fomos com meus irmãos a New York.
As festas natalinas lá em casa são exatamente como nos filmes, no sentido bom da expressão. A casa dos meus pais fica toda decorada, colocamos músicas natalinas, a minha mãe prepara delicias típicas incríveis. Não falta também uma mesa de doces lindamente decorados. A árvore de Natal sempre cheia de presentes para todos. Depois da chegada das minhas queridas sobrinhas tudo ficou ainda mais mágico. Apesar das pequenas detestarem Papai Noel até hoje.
Não lembro de nenhuma briga, discussão ou gente bebendo demais...sempre tudo foi maravilhoso. E ver as propagandas na televisão com a família reunida à mesa é angustiante.
Querida família: meu coração estará sempre com vocês!!





Aos poucos vemos como são os costumes aqui na Irlanda.
Não há, por exemplo, os tradicionalíssimos panettones. 
Mas claro que há outros doces. E um deles é o famoso Christmas Pudding que está em todos os mercados e que remonta à época medieval. É feito com muitas frutas, principalmente passas, molhado com melado e muitas especiarias como noz moscada, cravo e canela e leva MUITO álcool. 





Este que mostro tem xerez. Mas pode ser brandy, conhaque, etc. Antigamente era envelhecido lentamente por até um ano!! E leva tanto álcool que ele não estraga. Os puddings de Natal duravam até a Páscoa tranquilamente. Este que comprei no Tesco tem data de validade até 2015!!





 Não existe apenas um único tipo de pudding. Cada família tem sua própria receita, mas claro, nunca podem faltar os ingredientes típicos citados acima. Hoje acho que a maioria prefere comprar os puddings prontos.






 E todos são dessa cor escura, quase preta que você vê pelas fotos. Na hora de comer é servido com um tipo de creme de leite e povilhado com açúcar.





Só fico imaginando como ficam as crianças nessa história....até onde sei elas não podem ingerir produtos com álcool.


Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

4 comentários :

  1. Na minha sogra, onde eu passo o Natal aqui, a gente faz o Christmas Pudding, uma receita de familia bem antiga mas muito fácil. Ele é feito lá para Setembro/Outubro porque precisa pegar o gosto das frutas. Todo mundo mexe a massa e faz um pedido. É a sobremesa da ceia do dia 25, e servido pegando fogo (é só acender que ele queima, por causa do alcool) e com muito creme. Hoje eu passo bem sem panetone, mas não parece Natal sem Christmas Pudding. Minha sogra até fez um para levarmos quando passamos Natal no Brasil dois anos atrás.
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Nivea!!
      Muitíssimo interessante a sua participação e complementação sobre o Chirstmas Pudding. Tinha ouvido falar de como era feito mas achei que essa tradição tinha ficado esquecida. Muito legal que isso ainda é mantido. Vou por o seu comentário no post assim mais pessoas podem lê-lo e ver como é feito o Cristmas Pudding.
      Muito Obrigada e seja muito bem vinda ao blog!!
      Onde você mora???
      Beijos
      Andrea

      Excluir
  2. Respostas
    1. OI Barbara!!!
      Temos que provar os sabores locais, nao é?? Sempre sou bastante receptiva a essas coisas.
      Beijosss
      Andrea

      Excluir